terça-feira, 28 de julho de 2009

Bijouterias de eletrônicos

Bom isso já não é tão novidade mais, mas mesmo assim resolvi fazer um post sobre isso!



Nos Estados Unidos artesãos e designers tiveram a idéia de aproveitar sucata eletrônica de informática para desenvolver bijouterias.
Cabos se transformam em belos cintos, ou pulseiras, disquetes em bolsas, plugs de áudio em colar, microprocessadores em brinco ao invés de irem pro lixo.

~Momento cultura~
Falando em lixo, o lixo eletrônico muitas vezes têm como destino o lixo comum, chegando aos aterros sanitários ou lixões. Aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados todo ano no mundo, representando 5% de todo o lixo gerado pela humanidade. As conseqüências para os seres humanos, animais e ambiente são graves, pois esses equipamentos possuem diversas substâncias e elementos químicos extremamente nocivos à saúde, principalmente os metais pesados. Leia mais aqui e aqui.

Aqui no Brasil a artista plástica Naná Hayne também resolveu seguir esta ideia.






"Minha impressora e PC quebraram e eu, num ataque de raiva, dei um puxão no cabo, e vi pela primeira vez o que tinha dentro da impressora: fios coloridos. Aí abri também o PC, vi a placa-mãe e pensei, gente, parece Brasília"
Isto foi o que despertou Naná para a reciclagem. O que era velho e estragado, se tornou belo e útil. A artista possui formação em Programação Visual e diz que há muita falta de visão, imaginação das pessoas (principalmente empresas) em não reciclar o lixo eletrônico. Ela diz que deseja buscar "apoio das empresas de tecnologia, elas precisam acordar para isso".

Naná Hayne expôs suas bijouterias na Campus Party em 2008.

Eu tinha visto falar dessas bijouterias no ano passado mesmo, mas não achei a artista que eu vi na TV! Ela tinha feito um coração de placa mãe bonitinho! Até que eu usaria :S rs!

Algumas (muitas) bijouterias dessas eu não usaria viu, até porque eu gosto muito de prata, pulseira, anel, tudo prata! Muito de vez em quando eu coloco uma miçanguinha ou madeirinha pra variar um pouco rs!

E você? Usaria alguma dessas???

Fonte: Tecnologia Terra e Artesanato na Rede.

Um comentário:

  1. acho difícil. -.-
    mas, se tem gente que gosta, a idéia vale a pena. \o/

    até porque, a realidade do lixo eletrônico gerado não é brincadeira, mesmo. ;]

    beeijo. ;**

    ResponderExcluir